Perguntas e Respostas


O que é Diadorim?
Para que serve o Diadorim?
Por que é importante para o editor cadastrar a politica editorial da sua Revista no Diadorim?
Como funciona o sistema de cores?
Por que o Diadorim usa este sistema de cores para cetegorizar as politicas?
Curiosidade: Por que o nome Diadorim?
Como visualizo as Revistas cadastradas?
Como cadastro minha Revista?
Qualquer Revista pode se cadastrar?
E as Revistas estrangeiras?
O que acontece após o cadastro?
Como altero as informações do registro?
O que é Acesso Aberto?
Como acontece o Acesso Aberto à informação científica?
O que são repositórios digitais de informação científica?
Versão pós-print refere-se somente à versão final das revistas impressas, ou inclui a versão definitiva no caso das revistas somente eletrônicas?
Qual a diferença do pós-print, versão do autor e o pós-print, PDF da Revista?
No armazenamento da versão pré-print, qual é o arquivo que é armazenado?
Caso seja armazenado o arquivo original(enviado pelos autores), quem terá acesso a esse arquivo?
Qual é a vantagem de permitir o armazenamento da versão pré-print além da pós-print?
É possível que uma editora centralize todos os registros de suas revistas?
O que é necessário para o cadastramento?
Tem vigência de permanência e custo para participação e permanência?
 

O que é Diadorim?

O Diadorim é um diretório que reúne as políticas editoriais sobre o armazenamento e acesso aos artigos das revistas científicas brasileiras em repositórios institucionais de acesso aberto.

Para que serve o Diadorim?

O Diadorim serve para localizar informações sobre as políticas editoriais de acesso e armazenamento das revistas científicas brasileiras para armazenamento e acesso em repositórios institucionais. É um serviço voltado para os autores, editores de revistas e para gestores de repositórios institucionais.

>> Para os autores:

Serve para que os autores saibam se a revista em que pretendem publicar suas pesquisas permite o armazenamento e acesso de uma cópia de seu artigo em repositórios institucionais. Desta forma, os autores podem selecionar uma revista científica que atende as suas necessidades específicas.

>> Para os editores:

Serve para que os editores informem ou estabeleçam a política editorial de suas revistas no que diz respeito ao acesso, armazenamento e condições de uso em repositórios institucionais. Divulgando a política editorial, a possibilidade de devido cumprimento do acordo estabelecido entre autores e editores torna-se mais fácil, uma vez que se torna mais conhecido.

>> Para os gestores dos RI:

Serve para que os gestores dos repositórios institucionais saibam se a instituição editora da revista que publicou determinado artigo permite que ele seja armazenado e acessado em seu RI e quais são as condições estabelecidas para tal.

Por que é importante para o editor cadastrar a politica editorial da sua revista no Diadorim?

Porque ao cadastrar a política editorial de sua revista os editores tornam mais visíveis a permissão e as condições para o armazenamento dos artigos em RI. Tornar estas informações mais visíveis favorece que seja respeitado, pelos RI, o acordo estabelecido entre os autores e os editores.

Como funciona o sistema de cores?

O sistema de cores funciona para categorizar as políticas editoriais segundo a permissão de armazenamento e acesso dos artigos em RI. Existem quatro categorias para as permissões, são elas:

Amarela: permite o armazenamento e acesso da versão pré-print de um artigo. Nesta categoria estão as revistas que permitem que os RI armazenem cópia dos seus artigos somente na versão pré-print (versão do artigo submetida ou não à revista e que, portanto, ainda não passou pelo processo de avaliação).

Azul: permite o armazenamento e acesso da versão pós-print de um artigo. Nesta categoria estão as revistas que permitem que os RI armazenem cópia dos seus artigos, somente na versão pós-print (versão do artigo avaliada pela revista e corrigida pelo autor, que foi ou não publicada).

Branca: apresenta restrições para o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo.

Verde: permite o armazenamento e acesso das versões pré-print e pós-print de um artigo. Nesta categoria estão as revistas que permitem que os RI armazenem cópia dos seus artigos, tanto a versão pré-print como a versão pós-print.

Por que o Diadorim usa este sistema de cores para cetegorizar as politicas?

Porque este é o sistema mais utilizado internacionalmente para categorizar as políticas editoriais das revistas científicas. O sistema foi criado pelo diretório Sherpa/Romeo, que é um serviço similar ao Diadorim, mas tem o foco na região europeia. Assim como o Diadorim e o Sherpa/Romeo, existem outros diretórios para as políticas editorais das revistas científicas, por exemplo: Blimunda, em Portugal, e o Dulcinea, na Espanha.

Curiosidade: Por que o nome Diadorim?

Porque assim como os outros diretórios para a mesma finalidade, o Diadorim homenageia uma grande obra da literatura do país em que é criado. Diadorim é o nome da personagem do livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.

Como visualizo as revistas cadastradas?

Para visualizar as revistas que estão cadastradas, basta acessar a página http://diadorim.ibict.br/ e navegar pelo diretório. O diretório disponibiliza listas por títulos das revistas, instituições editoras, área do conhecimento, tipo de acesso dentre outros, assim como sistema de busca livre.

Como cadastro minha revista?

Para cadastrar uma revista é necessário acessar a página http://diadorim.ibict.br/, cadastrar o editor responsável e depois responder um formulário informando os dados cadastrais e as permissões estabelecidas pela revista. Mais informações sobre este processo estão disponíveis no » Guia para o cadastro.

Qualquer revista pode ser cadastrada?

Não, somente as revistas científicas publicadas no Brasil. Dentre as revistas científicas brasileiras, qualquer uma pode se cadastrar, independente da área de conhecimento. No entanto, todo cadastro é sujeito à aprovação.

E as revistas estrangeiras?

Boa parte das revistas científicas estrangeiras está cadastrada nos outros diretórios de políticas editoriais, citados anteriormente. Para consultá-las basta acessar a página destes diretórios.

O que acontece após o cadastro?

Após o cadastro, as informações registradas passam por revisão pela equipe Diadorim e, após aprovação, ficam registradas no Diretório e disponíveis para qualquer pessoa acessar. Concluído o cadastro, cada revista recebe, por e-mail, um link identificador do registro no diretório, que serve para a revista citar sua política editorial.

Como altero as informações do registro?

Para alterar alguma informação do registro da revista, entre em contato com a equipe Diadorim pelo e-mail diadorim@ibict.br ou pelo telefone: (61) 3217-6449. Vale ressaltar que as informações registradas são disponibilizadas pelos próprios editores e que cabe a eles informar sobre as alterações nas políticas para que o registro seja atualizado.

O que é acesso aberto?

Acesso aberto é o acesso à informação científica que está em formato digital livre de custos e das restrições de acesso. As iniciativas pelo acesso aberto à informação científica são resultados de uma reivindicação dos próprios pesquisadores, que desde os anos 90, vêem pensando formas de tornar a comunicação científica mais eficiente e dinâmica.

Como acontece o acesso aberto à informação científica?

Atualmente, consideram-se duas estratégias para alcançar o acesso aberto à informação científica: uma delas, a chamada via dourada, se dá por meio da disponibilização das próprias revistas dos artigos publicados. Já a outra estratégia, também conhecida como via verde, diz respeito à disponibilização da informação científica por meio dos repositórios digitais de informação científica.

O que são repositórios digitais de informação científica?

Repositórios digitais são bases de dados onde são armazenadas e geridas informações científicas. Existem dois tipos de repositórios digitais de informação científica: Repositórios temáticos, que são bases de dados de informação científica voltadas para o armazenamento e divulgação da produção intelectual de determinadas áreas de conhecimento e que normalmente são criadas e mantidas por conselhos e associações específicas; E repositórios institucionais, que são bases de dados de informação científica, criadas e mantidas por instituições de ensino e pesquisa para preservação e disseminação da produção intelectual de seus membros e colaboradores.

Versão pós-print refere-se somente à versão final das revistas impressas, ou inclui a versão definitiva no caso das revistas somente eletrônicas?

A versão pós-print refere-se à versão final da revista, tanto para a versão impressa quanto a eletrônica. Os artigos das revistas impressas, normalmente, são digitalizados para serem depositados nos repositórios.

Qual a diferença do pós-print do autor e do pós-print da revista?

O pós-print do autor corresponde à versão do artigo avaliada pela revista e corrigida pelo autor, mas ainda não publicada pela revista. Já o pós-print da revista refere-se à versão do artigo já corrigida pelo autor e publicada pela revista.

No armazenamento da versão pré-print, qual arquivo que é armazenado?

Quando a instituição editora concede o direito para o armazenamento somente da versão pré-print, os gestores dos repositórios devem entrar em contato com o autor e solicitar a versão do autor que foi aceita para a publicação. Esta versão corresponde à versão que foi enviada pelo autor à revista e que recebeu o aceite. Quando armazenada esta versão, deverá ser informada em qual revista o artigo foi publicado.

Caso seja armazenado o arquivo original(enviado pelos autores), quem terá acesso a esse arquivo?

Todos os arquivos armazenados nos repositórios institucionais, caso não tenham período de embargo, são de livre acesso para qualquer pessoa, mesmo sendo a versão pré-print (versão do autor, aceita para a publicação). Para ser embargado e restringir o acesso a algum artigo, a instituição editora deve informar que o armazenamento só pode ser feito sobre a condição de embargo e determinar o tempo deste embargo.

Qual é a vantagem de permitir o armazenamento da versão pré-print além da pós-print?

A vantagem de permitir o armazenamento da versão pré-print, além da pós-print, é expandir as possibilidades de depósito de determinado artigo e, com isto, aumentar sua visibilidade. É importante ressaltar que os artigos na versão pré-print devem fazer referência à revista que o publicou.

É possível que uma instituição editora centralize todos os registros de suas revistas?

Sim, é possível. Isto pode ser feito por meio de um cadastro único da instituição editora, que poderá cadastrar todas as suas revistas. Ao criar sua conta no Diadorim, a instituição editora passa a possuir uma área pessoal, onde podem ser realizados quantos cadastros de revistas forem necessários.

O que é necessário para o cadastramento?

Para se cadastrar no Diadorim, é necessário que as revistas sejam de caráter científico, publicadas no Brasil e ter registro na Rede ISSN. Qualquer revista que cumpra essas condições pode se cadastrar no diretório. Para tanto, basta acessar a página do Diadorim e clicar em “Cadastro”. Na página que será aberta, clicar em “Usuário novo”, inserir o endereço de e-mail a ser usado e seguir o passo a passo dado pelo sistema. Mais informações de como realizar esses passos estão disponíveis no documento “Guia para o cadastro”.

Tem vigência de permanência e/ou custo para participação?

Não existe um tempo limite de permanência no Diadorim. Este é um serviço gratuito de caráter permanente oferecido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que tem o objetivo de auxiliar os gestores de RI, os autores e as instituições editoras. Nesse sentido, o serviço não apresenta custos de participação nem prazo limite de permanência.